Maratona de Ciências de Negócios

Decorreu no passado sábado, 02 de Novembro, na ESNEC, a fase 1 da Maratona de Ciências de...

Read more
Decorrem de 23 a 26 de Setembro, as IV Jornadas Cientifícas na ESNEC.
Formação em gestão e dinamização da cadeia de valor da mandioca

Teve lugar, de 19 a 28 de Agosto de 2019, no Hotel Chibuto (unidade da UEM), uma formação em...

Read more
ESNEC gradua 111 estudantes

A Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC) graduou, na tarde de hoje (24/08), 111...

Read more

dia aberto 2019Como esperado, aconteceu na manhã de hoje, dia 21 de Junho de 2019, no Campus da UEM-ESNEC-Alpendre o DIA ABERTO. Evento que coincide com a semana natalícia do Arquitecto da Unidade Nacional, Dr. Eduardo Mondlane que se vivo completaria hoje 100 anos. O evento contou com a participação activa da Direcção, Docentes, CTA e Estudantes da ESNEC que dividiram-se em grupos de: expositores, itinerários, artistas culturais para receber e expor as actividades do dia-a-dia da Universidade aos alunos das Escolas do Ensino Médio Geral em Chibuto (público-alvo do evento).

Coube o Sr. Director Adjunto para Graduação, dr. Armando Cumaio, que fezer abertura do evento, apresentando a ESNEC desde a sua missão no processo de ensino e aprendizagem e acima de tudo, o objectivo do evento, onde ficou a saber-se que a ESNEC no presente ano, completa 10 anos de sua existência na formação de técnicos do nível superior que possam se envolver na solução dos problemas das comunidades locais, bem como doptar os distritos de profissionais e infraestruturas que possam responder as expectativas de desenvolvimento do Distrito. Ainda na sua apresentação, o dr. Cumaio fez saber que a UEM-ESNEC leciona actualmente cinco (5) cursos, nomeadamente:Licenciaturas em Agricultura Comercial, Agro-negócios, Gestão Comercial, Gestão de Empresas (Laboral e Pós-Laboral) e Finanças (Laboral e Pós-Laboral) e que por sua vez, visa ser a unidade académica de excelência académica na formação de empreendedores qualificados e profissionais em identificar e explorar oportunidades em diversas áreas. Ademais, na sua narrativa, o Director Adjunto para Graduação da ESNEC, explicou o objectivo do evento, dizendo: “O dia Aberto, é um dia em que a Universidade Eduardo Mondlane abre as suas portas, para divulgar os trabalhos, as actividades e tudo que vem acontecendo ao nível da Universidade à comunidade extra universitária, principalmente aos alunos do ensino secundário geral da 11a e 12a classes, que é o grupo-alvo do evento, acreditando que este é o grupo que está eminentemente à porta da Universidade, daí que abrimos as portas para receber-lhes e mostrar-lhes o que se faz na universidade, como chegar e acima de tudo despertar interesse em dar continuidade aos estudos a este nível de ensino superior”.

alpendre

No final do evento o Director da ESNEC afirmou que a UEM no seu todo é a maior e mais antiga universidade de Moçambique e acima de tudo é a melhor a nível do país, mas também faz parte das 100 melhores ao nível de África, daí que há razões palpáveis para fazer parte da família UEM e acima de tudo a ESNEC pela sua natureza, que lida com o Empreendedorismo e Gestão de Negócios.

“Estar na UEM, é muito bom e tem muitas vantagens, e uma delas é a possibilidade de se formar numa Universidade que te dignifica pela sua natureza e seu renome em termos de melhor ensino, melhores professores, salas climatizadas e bem mobiliadas, melhores salas de laboratórios para simulações e experiências, rede de internet acessível e muito mais. Outra vantagem, reside na possibilidade de estudar sobre o apoio institucional (Bolsa de Estudos) que nalgum momento alivia as famílias em termos financeiros para o estudante circunscrito, mas que essa bolsa não é para todos e sim para os mais novos em termos de idade e que os pais ou encarregados de educação não disponham de recursos para o sustento e continuidade nos estudos ao nível superior.”, palavras do dr. Samuel Sitoe, Director da ESNEC, dirigindo-se aos estudantes, com destaque para os do nível médio, e continuou exortando a estes que dessem o máximo de si em termos de resultados positivos (aprovação nas disciplinas leccionadas nas suas escolas).

Ademais, falando aos presentes, o dr. Samuel disse existirem na Universidade actividades de assistência social e acompanhamento aos estudantes ingressos, ao longo da assimilação dos conteúdos ministrados durante a formação. E desta forma, o Director sentiu-se sujeito a encerrar o evento, tornando a agradecer aos presentes e todos que dedicaram-se para o sucesso do evento, exortando aos demais a continuarem a estudar para melhor tornarem-se em profissionais.

Por: Cristóvão Novela