esnec ESLCumprindo a sua missão de extensão e transferência de tecnologia nos esforços de contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais, em parceria com a Ibridge (ONG coreana) e a Universidade Nacional de Seoul, da Korea do Sul, a ESNEC está a apoiar a instalação de sistemas de energia solar no Posto Administrativo de Alto Changane, em Chibuto. O projecto é designado “Eden Solar Life” (ESL). O mesmo foi autorizado e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Planificação da Korea do Sul, com apoio do Ministério da Energia e Recursos Minerais de Moçambique. Este visa contribuir para a electrificação das zonas rurais em Moçambique. Outro objectivo principal do Projecto é disponibilizar energia limpa às comunidades rurais carenciadas.
A fase piloto do projecto será de Julho de 2015 a Julho de 2016. Trata-se de um modelo de negócio que permitirá o surgimento de pequenas iniciativas locais de negócios (facilidades) tais como: carregamento de telefones celulares, baterias; iluminação; iluminação de salas de aulas para alfabetização de adultos no período noturno; iluminação do centro de saúde local; promoção de cinema comunitário; refrigeração, etc.
Espera-se com o modelo de negócio despertar e estimular pequenos negócios com recurso a energia solar; promover o empoderamento económico local e criar um ambiente de negócio local que a longo prazo reduza a dependência e desigualdade em relação à cidade. Neste projecto, a ESNEC jogará um papel importante na assistência e acompanhamento das pequenas iniciativas empresarias locais. Igualmente, os estudantes da Escola poderão fazer pesquisas de mercados de oportunidades que a comunidade local pode aproveitar e implementar.