esnec dipUm grupo de estudantes da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), venceu recentemente a segunda edição do concurso de liderança, designado ″Leadership Challenge″, subordinado ao tema “Juventude, Ciência e Tecnologia como catalisadores de soluções de problemas em Moçambique”.
O concurso Leadership challenge é um projecto caracterizado por uma competição nacional de jovens universitários, que visa despertar nesta faixa etária a consciência sobre o seu potencial de liderança, através de uma plataforma multi-sectorial que os dota de competências e habilidades.
Trata-se de um espaço que pretende, através da investigação científica, possibilitar a criação de soluções práticas e aplicáveis para servir o país e o empresariado, oferecendo oportunidade para os jovens mostrarem o seu valor como pilar fundamental para o desenvolvimento do país.
No evento, os participantes aprenderam o quão longe pode chegar uma iniciativa individual quando conduzida por uma equipa e havendo liderança. Aprenderam também, que para que a Liderança seja efectivada é importante que esta seja exercida de forma compartilhada de modo que todas as acções exijam o mínimo de esforço, visto que, quando se está em conjunto na mesma causa, o nível de esforço exercido a nível individual torna-se reduzido.
Leadership challenge é uma iniciativa da Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Sociais (AIESEC), que é uma plataforma global, apolítica, independente, sem fins lucrativos, gerida por estudantes e recém-licenciados de instituições de ensino superior, na qual os jovens encontram as possibilidades de explorarem e desenvolverem o seu potencial de liderança.
Em Moçambique, a AIESEC existe há 6 anos e conta com cinco escritórios espalhados pelo país e tem mais de 150 membros de mais de 20 universidades e institutos superiores.