esnec grad6A Governadora da Província de Gaza, Stela da Graça Pinto Zeca desafiou os graduados da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), a transformarem a actual crise que o país atravessa em oportunidades de emprego e auto-emprego para a melhoria das suas condições de vida e das comunidades onde se encontram.
A governadora disse esperar que os graduados se socorram dos conhecimentos cientificos adquiridos durante a sua formação na ESNEC para que a Província de Gaza, de modo particular, e o país, em geral, se possam beneficiar dessa capacidade intelectual para impulsionar o desenvolvimento.


Stela da Graça Pinto Zeca falava na cerimónia de graduação de 119 estudantes dos cursos de Licenciatura em Finanças, Comércio, Agro-negócios, Gestão e Liderança e Agricultura Comercial.
Para a governante, a disponibilização ao mercado de trabalho de 119 graduados simboliza o fim de um ciclo para a instituição mas também o início de uma nova etapa para muitos graduados, a quem apelou para que assumissem uma nova postura diante da sociedade, do mercado e do emprego e, com maior destaque, diante das oportunidades.
A governadora de Gaza louvou a UEM pelo facto de em tão pouco tempo de funcionamento da ESNEC, desde 2009, ter conseguido se firmar ao nível daquela província como uma unidade académica de referência e como uma instituição que adequa o currículo a cada vez que se torna necessário, introduzindo cursos que correspondem às novas abordagens e aos desafios crescentes do país e da província.
stellasExplicou aos graduados que o governo moçambicano não vai dar emprego a todos mas que irá desempenhar o seu papel de facilitador e de criador de oportunidades com a abertura de novas linhas de investimento viáveis para a criação de empregabilidade. "E isto só será possível se a vossa acção se fizer visivel e for demosnstrada para que se possa em conjunto criar cinergias", advertiu.
Para a governadora de Gaza, a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto é uma autoridade em matérias de empreender, pelo que os seus graduados devem servir de referência para estimular a sociedade a abraçar o empreendedorismo. "A ESNEC é uma das maiores instituições do país que lecciona o empreendedorismo, por isso, não vai fazer sentido se tivermos graduados fracassados, porque vocês devem estimular os outros", disse.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, dirigindo-se aos graduados apelou para que estes abracem os valores da humildade, zelo, dedicação e profissionalismo no trabalho porque no entender do Reitor só assim poderão superar os obstáculos que a cada instante se irão impor.
stellas"Busquem a excelência laboral porque estamos cientes de que a UEM tudo fez para munir-vos de profissionalismo, do conhecimento científico e de princípios éticos pois a reputação profissional adquire-se com o saber fazer, saber ser e estar", frisou.
Todavia, o Reitor disse estar confiante nas habilidades ganhas durante a formaçao que poderão fazer de cada graduado agente de transformação através da produção e disseminação do conhecimento.
Entretanto, Nico Carvalho, falando em nome dos graduados, recordou os momentos que marcaram o percurso de formação superior na ESNEC caracterizado por dificuldades que serviram de aprendizado para a vida.
"Durante a nossa formação o sentido de horário distorceu-se pois não sabíamos o que era noite para dormir nem o que era tarde para divertir. As 24 horas que compõem o dia eram para nós horas de batalha que, o fim era conhecido mas o processo era complexo", disse.
Esta foi a quarta cerimónia de graduação da ESNEC desde a sua criação, em 2009. Do total de graduados, 56 são do sexo feminino e os restantes do sexo masculino, representando quase todas as regiões do país.
Durante a cerimónia de graduação foram reconhecidos com valores monetários, ofertas de estágios profissionais entre outros aos melhores estudantes por se destacarem pela posetiva durante a formação académica na ESNEC.