Graducao ESNEC 2017

 

Clique aqui para ver o Video

No dia 25 de Agosto de 2017 a ESNEC realizou a 5ª Cerimónia de gradução, onde participaram diversas e altas individualidades governamentais como é o caso da Governadora da Provincia de Gaza, o Reitor da UEM e Directores das Universidades a nivel da Provincia de Gaza, Parceiros da ESNEC e a comunidade local.

A governadora da Província de Gaza, Stela da Graça Zeca, pediu aos graduados para actuarem no mercado como força motriz para o desenvolvimento da província e do país, em geral. Apelou a usarem do conhecimento adquirido ao longo da formação para empreenderem e fazerem a diferença em qualquer ponto onde estiverem inseridos porque só assim é que poderá ter valido a pena o investimento feito na formação pela Universidade Eduardo Mondlane e pelo Governo.
Da Graça disse aos graduados a não esperarem por apoio sentados mas que se juntem a empresários e ao governo através de apresentação de projectos e ideias inovadoras."Nós temos empresários que percebem muito pouco de empreendedorismo, vocês têm conhecimento sobre empreendedorismo mas têm pouca capacidade financeira, comecem a infiltrar-se nesses grupos e vendam as vossas ideias porque elas podem trazer dinheiro. Saibam aproximar-se de quem realmente tem capacidade financeira", disse.
Na sua intervenção na cerimónia de graduação de 114 licenciados pela Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), a governante afirmou, apesar dos diversos constrangimentos, ter confiança de que os graduados poderão produzir resultados visíveis ao olho de qualquer cidadão deste país.
Disse que uma graduação de quadros em qualquer que seja a instituição de ensino superior constitui uma forma material de concretização de um dos objetivos plasmados no programa quinquenal do governo, por ser uma prioridade nacional o desenvolvimento do capital humano.
A governadora da província de Gaza frisou que o governo provincial tem estado a assistir com agrado a disponibilização de técnicos superiores pela ESNEC com a missão de alavancarem o desenvolvimento em todas as frentes onde estiverem integrados.
Entretanto, apesar de reconhecer esse trabalho, entende que muito ainda há por ser feito, sobretudo, para que o trabalho desenvolvido seja mais visível pela sociedade. "Porque só assim é que a comunidade vai saber o que significa ter uma universidade num distrito. Queremos que a sociedade de Chibuto tire vantagens de ter uma universidade", frisou.


Naquela que foi a quinta cerimónia de graduação desde a sua criação, a Escola Superior de Negócios e Emprendedorismo de Chibuto colocou nesta sexta-feira à disposição do mercado 114 licenciados nas áreas de Gestão e Liderança, Finanças, Comércio, Agro-Negócios e Agricultura Comercial. Deste número, 56 graduados são da província de Gaza e os restantes dos outros pontos do país.
Tendo em conta o carácter nacional que domina a UEM visando a busca por soluções adequadas e sustentáveis de desenvolvimento, várias medidas têm sido tomadas que passam pelo processo de revisão dos curricula. No caso da ESNEC, o destaque vai para a introdução de dois cursos, nomeadamente o de Gestão de Empresas e Gestão Comercial com vista a diversificar a oferta e complementar a cadeia de valor da produção.

Falando na cerimónia de graduação, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, disse estar a assistir ao longo dos anos uma ESNEC que se vai afirmando e consolidando o seu carácter politécnico, possibilitando a interacção dos estudantes com os campos produtivos e apoiando a transferência de tecnologias.
Dirigindo-se aos graduados, o Reitor exortou-os a nunca desistirem do que tanto almejam.
Em representação dos graduados, a recém-licenciada, Anacleta Raimundo, falou de 4 anos de sacrifícios dedicados a formação, caracterizados pela redução de tempos destinados ao repouso e lazer, ausência em convívios com amigos e familiares, visto que o tempo era dedicado às actividades académicas.
"Nos formamos em diferentes cursos e estamos todos dotados de ferramentas para o empreendedorismo assim como para encarar um mercado de trabalho agressivo e desafiador", disse.
Na cerimónia de graduação da ESNEC foram premiados os estudantes que melhor desempenho tiveram ao longo da formação, com valores monetários e materiais. Tal como no ano passado, o Regadio do Baixo Limpopo ofereceu a dois graduados um hectare de terra a cada um. Dependendo do desempenho o espaço poderá ser alargado para 4 hectares.