A ESNEC Realizou hoje dia 23/05/2019, as 10h e 30 min, na sala de conferencias do Hotel Chibuto, uma palestra subordinada ao tema Cidadania Activa numa Perspectiva Filosófica, proferida pelo Prof. Dr. Ernesto Chambisse, docente da Unisave sob moderação do Prf. Dr. Rufino Adriano, Delegado da USTM Gaza. Participaram da palestra, O director da ESNEC, Samuel Sitoe, Director adjunto para a Graduação, docentes, CTA e estudantes.

Na sua intervenção de abertura, o director da ESNEC enquadrou a realização da palestra no âmbito do ciclo de palestras que a ESNEC tem vindo a organizar, no âmbito da comemoração dos seus 10 anos como instituição de ensino superior.

Relativamente a palestra, o Prof. Dr Chambisse, vincou como objectivos: partilhar pensamentos, ideias sobre a construção da cidadania em Moçambique; construção de uma ideia ético-politica sobre a necessidade de participação individual e colectiva na construção da cidadania. Da palestra ficou evidente que a cidadania assenta fundamentalmente na libertação do homem na sua forma de pensar e agir.

Também interessou aos estudantes saber do papel da filosofia na concepção da cidadania activa, ao que o palestrante esclareceu que esta visa formar o homem crítico, solidário, criativo capaz de formular, argumentar, fundamentar posições e tomar decisões.

De forma geral, e de acordo com o orador, citando Peixoto (2014), cidadania é a pertença a um estado onde atribui ao individuo um estatuto jurídico que se liga aos direitos e deveres particulares.

Por seu turno a filosofia privilegia a promoção de liberdades individuais, justiça social, pluralidade e responsabilidade de opiniões. Assenta, fundamentalmente em participar em diferentes frentes da luta; eleger e ser eleito; contrato social.

Portanto, a participação activa na vida política resulta de uma educação consistente para a cidadania e da entrega de cada um, colocando a cada um desafio para a promoção e qualificarão da pratica ética da liberdade individual e colectiva.