A ESNEC realizou, na manhã de dia 17 de Março, a Reunião de Orientação de Novos ingressos 2020. O evento contou com a participação do Director da ESNEC (Mestre Samuel Simão Sitoe) e seus adjuntos, chefes de Departamentos e os respectivos directores de cursos, representantes de Estudantes de todos níveis académicos e CTA. Houve também a participação da Equipe Médica do distrito de Chibuto.
A apresentação do programa ficou a cargo da Lic. Onesia Cumaio (directora do curso de Gestão Comercial), tendo feito uma breve contextualização e apesentado os objectivos do evento. Na sequência, a Equipe Médica do distrito de Chibuto, dirigida pelo Médico-Chefe, procedeu com as orientações e cuidados a ter em conta com a pandemia que está a afectar todo o mundo, o COVID-19, tendo deixado as seguintes recomendações: manter distância de pelo menos 1m com indivíduos suspeitos, em caso de alguns sintomas ligar para o atendimento hospitalar usando os contactos disponíveis, abrir as janelas de modo a permitir a circulação do ar nas residências e por fim fez-se uma demostração de como se deve lavar as mãos.
Em seguida, o Mestre Armando Cumaio, director Adjunto para Graduação, reiterou a necessidade de consulta frequente do Regulamento Pedagógico para toda a situação ou preocupação de índole académica e que este processo obedece alguma hierarquia, isto é, a informação parte dos estudantes para o chefe de turma, este fará chegar esta mesma informação ao tutor e, este, por sua vez, irá fazê-la chegar ao director do curso, segundo as normas em vigor no Regulamento Pedagógico. Ainda nesta senda o Mestre Isidro Chemane apresentou e explicou alguns artigos do Regulamento e recomendou o empenho dos estudantes para evitar cábulas e reprovações.
Na sequência, o Director da ESNEC iniciou o seu discurso pedindo um minuto de silêncio em memória à falecida Lic. Telma Matsinhe, docente da ESNEC. Em seguida premiou os participantes e vencedores da maratona académica realizada em novembro do ano 2019. Ainda na sua locução o Sr. Director apresentou os membros da Direção da ESNEC e fez uma breve descrição da UEM e da ESNEC, e destacou o privilégio e a responsabilidade acrescida dos novos ingressos pelo facto de serem estudantes da UEM, que consta no top 40 das melhores Universidades de África. No final da sua intervenção, reiterou as “Boas vindas” aos novos ingressos e reforçou algumas orientações deixadas pela equipe médica, tendo anunciado que a ESNEC estava a preparar-se, igualmente, para tomar medidas preventivas, tal como recomendam as autoridades.

novos ingressos 2020