Realizou-se no dia 6 de Julho de 2022 na Sala de reuniões da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), a cerimónia de entrega de cheques no valor de 5000,00MT aos 10 melhores projectos de investigação com a finalidade de subsidiar a recolha de dados que culminará com a elaboração das suas respectivas monografias. O evento contou com a participação da Directora da ESNEC, dos Directores Adjuntos, dos Chefes dos Departamentos, dos directores dos cursos, do chefe de Repartição das Finanças, dos representantes do núcleo dos estudantes e dos estudantes apurados.

Prof. Doutor Nelson Maria Rosário, Director Adjunto para Investigação e Extensão, na sua intervenção disse que essa actividade se enquadra no plano trienal da Esnec 2022-2024 que está em consonância com o plano Estratégico da UEM 2018-2028 que tem na investigação científica o alicerce do processo de ensino e aprendizagem. A transformação de UEM numa universidade de investigação deve ser alicerçada pela iniciação científica e a criação do fundo competitivo interno para estudantes visa incentivar e incutir nos estudantes a cultura investigativa.

Depois coube a Chefe de Repartição de Finanças, dra Acharmila Gulemessane, instruir aos estudantes os procedimentos do uso do valor recebido, visto que são fundos de Estado e neste contexto toda despesa deve ser realizada mediante aos documentos de suporte.

No seu discurso de ocasião A Directora da ESNEC, Dra Joana Matusse Joaquim, início a sua intervenção dizendo que “Temos consciência de que os montantes envolvidos não são suficientes para responder de forma cabal as exigências de um trabalho de género. Mas acreditamos que com este impulso, teremos trabalhos de Investigação dignos de realce, com um grande contributo na produção do conhecimento científico e na resposta aos problemas da nossa sociedade.

Para esta primeira edição foram estudantes elegíveis aos fundos competitivos todos estudantes que optaram pela monografia como forma de culminação dos seus cursos e com a parte curricular terminada. A avaliação dos projectos obedeceu duas fases, a primeira consistiu na pré-selecção feita ao nível das directorias dos cursos onde foram apurados os seis melhores projectos dos cinco cursos leccionados na ESNEC. A segunda fase consistiu na apresentação e defesas dos projectos pelos estudantes selecionados a esta fase, que culminou com o apuramento pelo Júri dos 10 melhores projectos de investigação (dois para cada curso). Por fim deve-se realçar que os resultados dos projectos de investigação ora financiados pela ESNEC serão apresentados nas 5ªs Jornadas científicas que serão realizadas nos dias 21 a 23 de Setembro do ano corrente.

fundos 2