O Plano estratégico (2018 – 2028) da Universidade Eduardo Mondlane tem como principal finalidade assegurar que acções estratégicas previstas contribuam para a concretização do desiderato de transformar a UEM numa Universidade de Investigação. E para cumprimento desse desidrato é necessário que docentes, estudantes e CTA sejam formados ou capacitados em matérias ligadas a investigação.

É neste âmbito que decorreu de 29 de Agosto a 1 de Setembro do corrente ano, na sala de Conferencias do Hotel de Chibuto a formação de docentes e estudantes da Escola Superior de Negócios e empreendedorismo de Chibuto a formação em Metodologias qualitativas. A formação teve como formadora Professora Inês Faria, Antropóloga e Investigadora no Centro de Investigação em Ciências Sociais e Gestão (CSG)/Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS) - ISEG, Universidade de Lisboa, doutorada em antropologia médica pela Universidade de Amesterdão (AISSR/UvA).

A formação cingiu-se em três vertentes, nomeadamente: a observação etnográfica (com levantamento de imagem e diário de campo); entrevista semi-estruturada (gravada e transcrita) e Análise de conteúdo (em sala). Participaram na formação 20 docentes e igual número de estudantes.