O I Seminário Pedagogico da ESNE decorreu de 19 e 20 de Setembro de 2022, na Sala de Conferências do Hotel de Chibuto.

 

 

Síntese das apresentações e debates

 

Tema 1 : Metodologias ativas no Modelo Hibrido

Prof. Doutor Artur Saúde

  • Modelo Hibrido
  • Metodologias Educacionais DigitaisImage 2022 09 22 at 2.33.12 PM

O Modelo hibrido esta presente no ensino Básico e no ensino Superior.

  • No ensino básico em moçambique o modelo hibrido manifesta-se através das de programas das rádios comunitárias que complementam os materiais impressos de ensino e aprendizagem nas zonas rurais
  • No ensino superior o modelo hibrido materializa-se pelo crescente uso das TICs no processo de ensino aprendizagem intensificado com o advento da pandemia da Covid 19.

O Ensino Hibrido é um desafio para administração nas IES, docentes e estudantes, pelo que exige e recursos para garantir a continuidade de politicas educativas digitas

A sobrevivência do modelo Hibrido nas IES no período pós pandemia passa pelas opção em parcerias entre IES no sentido de partilha de serviços entre elas o que ira reduzir as despesas.

Da experiencia tida durante o período da pandemia da Covid 19 importa identificar os pontos fracos e buscar mecanismos de compensação das fraquezas assim como os pontos fortes devem ser identificados e capitalizados.

O modelo de Ensino Hibrido e um caminho sem volta para as IES no contexto das actuais dinâmicas Educacionais que tende a exaltar metodologias ativas educacionais digitais pois são assumidas como proporcionadoras de vantagens como a auto aprendizagem assim como a aprendizagem por simulações.

Neste tema foram também partilhadas as experiencias da UCM em matérias do ensino hibrido atreves do seu represente.

Tema 2 – Reflexão sobre Assedio Sexual na academia.

Mestre Nélio Cândido, Núcleo de Estudantes, Docentes e Direcção da ESNEC

Lições apreendidas.

  • O assédio é um mal que deve ser combatido sem tréguas. O seu combate deve ser realístico punindo exemplarmente aos praticantes tendo como base em evidências e não em suspeitas ou indícios.
  • As relações amorosas entre colegas não são por si ilícitas desde que tenham em vista um casamento entre eles.
  • O assedio e fruto de nossos pensamentos, pelo que temos que doma-los. A culpa deve ser do assediador e nunca da vítima.
  • Consequências do assédio:
  • Terror para praticante
  • Demanda processo judicial pois e crime
  • O seu impacto transcende o meio académico e abrange as famílias dos envolvidos.
  • Exposição das fraquezas do docente
  • Deformação da imagem do docente

Tema 3 - Reflexão sobre Assiduidade Nas Aulas e Preenchimento do Livro de Sumario

Doutor Nelson Maria - Director Adjunto para Graduação da ESNEC

  • O preenchimento do livro do sumário pelo docente serve de evidência o comprovativo das actividades de lecionação feitas.
  • As faltas registadas no livro de sumário podem prejudicar ao docente quer para efeitos de promoção quer para fins de contagem de tempo prestado ao Estado na Carreira.
  • Para casos de estudantes as faltas contam para o resultado de aprendizagem podendo culminar com a reprovação por faltas nos termos regulamentares. Pelo importa intensificar acções sistemáticas voltadas a advertências aos estudantes sobre as consequências das faltas.
  • Os bons exemplos de docentes em relação a assiduidade e assinatura de livro de sumário carecem de destaques e elogios públicos.

Tema 4 Reflexão sobre elaboração e publicação de coletâneas na ESNEC.

Eng. Paulo Muando e Mestre Alberto Boane

  • Não existe uma base de dados de trabalhos publicados na ESNEC ou por docentes da ENEC, o que torna difícil quantificar as publicações feitas.
  • É importante capitalizar as monografias supervisionadas para fins de produção e publicação de artigos científicos na ESNEC