A escola Superior de Negócios e empreendedorismo de Chibuto realizou nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, as 5ª Jornadas Científicas, em que participaram estudantes e docentes desta escola, estudantes de outras instituições de ensino superior em Moçambique, bem como palestrantes nacionais e internacionais.

O primeiro dia foi reservado para a cerimónia de abertura, a palestra de abertura e sessões paralelas, em que estudantes foram apresentando os seus trabalhos e houve, também, espaço para o lançamento do livro “Uma análise da composição das cadeias de valor da batata-doce, banana, ovo e peixe na zona Sul de Moçambique” resultado do segundo ciclo de análise de cadeias de valor, da autoria de docentes e estudantes da ESNEC.

A cerimónia de abertura contou com a participação da Directora da ESNEC, Dra Joana Matusse, do PCA da empresa Pública Regadio do Baixo Limpopo (RBL) Dr. Armando Ussivane, de docentes, do Corpo técnico administrativo, estudantes e convidados. No seu discurso de abertura, a directora da escola frisou que o evento é bienal, realizado na UEM ao nível das suas diferentes escolas e faculdades e que o mesmo consiste na divulgação, discussão e promoção dos resultados dos trabalhos de pesquisa dos estudantes, docentes e investigadores. Acrescentou que as jornadas científicas constituem um meio para explorar novas oportunidades, particularmente no que se refere à transferência do conhecimento, ao empreendedorismo, à inovação e à investigação aplicada na economia nacional.

A palestra de abertura com o tema “Como conciliar agricultura comercial com agricultura familiar” teve como orador, o Dr. Armando Ussivane, PCA do RBL-EP. A apresentação trouxe uma das mais visíveis iniciativas de um projecto de transferência de conhecimento, tecnologia e soluções que visam transformar e conciliar a agricultura comercial com a familiar 

O segundo dia foi reservado na sua totalidade a apresentações de trabalhos do painel principal (com docentes da Esnec, oradores nacionais e internacionais) e sessões paralelas de apresentação de trabalhos dos estudantes. 

O terceiro e último dia foi reservado, no período da manhã, à apresentação do painel principal com palestrantes nacionais e internacionais com apresentações de temáticas como a Gestão da sucessão em negócios familiares, o contributo da auditoria na consolidação da governação corporativa na empresa pública RBL.EP, Covid -19 em Moçambique: desafios, oportunidades para o empreendedorismo e tecnologia e inovação: impactos e barreiras no meio rural.

O período da tarde foi reservado para apresentação em mesa-redonda, onde antigos estudantes (graduados pela ESNEC) hoje empreendedores, apresentaram as suas experiências empreendedoras. Depois desta actividade, seguiu-se a entrega de prémios e certificados aos estudantes, docentes e palestrantes que apresentaram os seus trabalhos. Foram premiadas as seguintes categorias: melhor artigo completo, melhor apresentação e melhor projecto de pesquisa para os estudantes e melhor trabalho apresentado pelos docentes.

As 5ª Jornadas Científicas terminaram com os discursos de encerramento proferidos pelo Director Adjunto para área de investigação e Extensão e da Directora da ESNEC e com o hino da UEM, entoado pelo Grupo Coral da ESNEC.

V JC

MeetEmpreendedores