A Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC), publicou na passada quarta-feira, 21 de Setembro a sua segunda obra, intitulada “Uma análise da composição das cadeias de valor da batata-doce, banana, ovo e peixe na zona sul de Moçambique, da autoria de estudantes e docentes da ESNEC”.

Na sua intervenção a Directora da Escola, Doutora Joana Manuel Matusse Joaquim disse que a presente obra que hoje fazemos o lançamento representa um momento marcante para a Universidade Eduardo Mondlane, e em particular, para a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC). Trata-se de uma obra que busca engrandecer a capacidade de investigação dos nossos docentes e estudantes. Por coincidência, realizamos este evento científico num ano em que o País comemora os 60 anos do Ensino Superior em Moçambique com o lema: Consolidar um Ensino Superior de Qualidade. Trata-se de uma obra na qual a investigação foi baseada na identificação de problemas locais e proposta de possíveis soluções. Acreditamos que a abordagem ou metodologia usada nestes estudos, através da pesquisa-acção, visou envolver o grupo-alvo na identificação de seus problemas e conjuntamente discutir, analisar e propor possíveis soluções.

Ao nível do Distrito de Chibuto, esperamos que esta possa contribuir na dinamização das cadeias de valor dos quatro produtos estudados, nomeadamente, a batata-doce, a banana, o ovo e o peixe, criando oportunidades de negócios para os diferentes intervenientes ou actores que actuam nestes sectores.

O Coordenador do Projecto NICHE MOZ31, Mestre Paulo Muando, Engo., disse que procurou-se neste segundo estudo, trazer temas relevantes na análise de cadeia de valor de um produto, como a questão da participação do género na cadeia e o cálculo das margens financeiras para os diferentes actores na cadeia de valor, o que acredita-se ter enriquecido sobremaneira os resultados. Estamos cientes dos desafios financeiros actuais, contudo iniciamos um terceiro ciclo de estudos de análises de cadeias de valor de quatro produtos, nomeadamente: mandioca, feijão vulgar, castanha de caju e coco. Acreditamos que daqui em diante, os planos temáticos de cada disciplina em cada curso serão gradualmente ajustados para incluir os exemplos dos nove casos de estudo.

A apresentadora da obra, Licenciada Onésia Cumaio, mencionou que um dos objectivos desta pesquisa prendia-se com a identificação de oportunidades de negócios entre os diversos actores, desde o produtor, grossista, intermediário, transportador, processador, retalhista, dependendo do produto. Ou seja, identificar as fragilidades em cada cadeia de valor e, perceber as necessidades não satisfeitas e, daí identificar oportunidades de negócios.

Esta pesquisa foi importante na medida em que permitiu o envolvimento activo de todos os participantes. Os estudantes participaram desde o processo da preparação, que consistiu na elaboração dos instrumentos de colecta de dados, escolha dos produtos a serem pesquisados, passando pela recolha de dados até ao respectivo processamento.

Outrossim, é que a pesquisa possibilitou que tanto os docentes quanto os estudantes tivessem contacto directo com os actores das cadeias de valor, permitindo que colocassem na prática o que foram assimilando em sala de aulas.

Esta obra é de extrema relevância para o meio académico no geral e para a ESNEC, em particular, pois os docentes, por exemplo, podem usar as cadeias de valor pesquisadas como exemplos práticos em suas aulas.

De referir que em 2015, a (ESNEC) publicou a sua primeira serie de casos de cadeia de valor intitulada: Experiências práticas na análise da cadeia de valor do arroz, tomate, cebola, frango e carne de vaca na zona sul de Moçambique.